sexta-feira, junho 09, 2006

O pequeno livro da solidão

"No ponto onde o silêncio e a solidão
Se cruzam com a noite e com o frio,
Esperei como quem espera em vão,
Tão nítido e preciso era o vazio."
Sophia de Mello Breyner Andresen

"Nesta solidão que é minha
Mora a minha inquietação
E esta angústia que me mata
Mora no meu coração."
Amália Rodrigues

"Mas eu conheço a solidão.
Três anos de deserto me ensinaram bem o seu gosto."
Antoine de Saint-Exupéry

"Muitas vezes me senti só;
outras tantas,
pelo contrário,
senti que a solidão
era um privilégio real."
Eugénio de Andrade

"Não te encaminhes para a obscuridade: existem sóis."
Rumi

"Olhar de frente o Sol
Assim se aprendem
As letras iniciais da Solidão."
David Mourão-Ferreira

"O oposto da solidão não é estarmos juntos. É a intimidade."
Richard Bach

"Dei-te a solidão do dia inteiro.
Na praia deserta,
brincando com a areia,
No silêncio que apenas quebrava a maré cheia
A gritar o seu eterno insulto,
Longamente esperei
que o teu vulto
Rompesse o nevoeiro."
Sophia de Mello Breyner Andresen

"Noites sem nome,
do tempo desligadas,
Solidão mais pura
do que o fogo e a água,
Silêncio altíssimo e brilhante."
Sophia de Mello Breyner Andresen

"Sós,
Irremediavelmente sós,
Como um astro
perdido que arrefece.
Todos passam por nós
e ninguém nos conhece."
António Gedeão

"Somos bem débil gente!
Dificilmente
Podemos encarar a nossa solidão,
Ou ver que só perdemos
O que jamais tivemos."
José Régio

"Todo o milagre,
toda a maravilha
Torna mais funda
a minha solidão.
E todo o esplendor
p'ra mim é vão,
Pois não sou perfeição
nem maravilha."
Sophia de Mello Breyner Andresen

"Hoje deitei-me ao lado da minha solidão.
O seu corpo perfeito, linha a linha,
derramava-se no meu, e eu sentia
nele o pulsar do próprio coração."
Eugénio de Andrade

"A solidão é muito bela, mas quando se tem perto de si alguém a quem o dizer."
Gustavo Adolfo Bécquer

"Nunca estou mais acompanhado do que quando estou sozinho."
Cícero

"Pesadelos de insónia, ébrios de anseio!
Loucura a esboçar-se, a enegrecer
Cada vez mais as trevas do meu seio!

Ó pavoroso mal de estar sozinha!
Ó pavoroso e atroz mal de trazer
Tantas almas a rir dentro da minha!"
Florbela Espanca

"Inventei a dança para me disfarçar.
Ébria de solidão eu quis viver.
E cobri de gestos a nudez
da minha alma
Porque eu era semelhante
às paisagens esperando
E ninguém me podia entender."
Sophia de Mello Breyner Andresen

"A minha força
está na solidão.
Não tenho medo
nem de chuvas tempestivas
nem de grandes ventanias,
pois eu também sou
o escuro da noite."
Clarice Lispector

"Solidão, noite atrás noite te construo."
Emílio Pradas

"Quanto de solidão
é este estar-se em tudo
como na ausência indestrutível que
nos faz ser um no outro."
Jorge de Sena

"Tenho fases, como a Lua.
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua..."
Cecília Meireles

"Há duas espécies de solidão:
uma, que vem
de não acompanharmos os outros,
outra que vem
de nos não acompanharem eles."
Agostinho da Silva

"Teu corpo, e teu rosto, e teu nome,
teu coração, tua existência,
tudo - o espaço evita e consome:
e eu só conheço a tua ausência."
Cecília Meireles

"Solidão de terra ferida
feita
planta ou jornada

ignorada e perdida
ou nos meus seios
entornada."
Maria Teresa Horta

"Quem não souber povoar a sua solidão, também não conseguirá isolar-se entre a gente."
Charles Baudelaire

"A sua solidão
pesou-lhe um instante,
ele queria ter alguém
a quem falar.
É difícil ver o belo sozinho."
Sundman

1 comentário:

Anónimo disse...

A solidão é a sede que temos de nós próprios. É a necessidade de regressarmos à nossa origem.
A solidão cola-se aos cantos da boca e abre-nos o mundo das
sensações.
Monteiro