sexta-feira, março 02, 2007

Mundo: Moçambique submerso


"Moçambique: Os bastardos de Deus", foto-reportagem de Luís Ribeiro (texto) e de José Caria (fotos), na edição desta semana da revista Visão.
Inicialmente fiquei prendida pelas fotografias.
Depois, comecei por ler as legendas.
Até que dei por mim a colocar os óculos para ler a reportagem toda.
E só agora reparei como o título está em perfeita consonância com o que eu pensei enquanto a li!
"Num país torturado pela fome, é fácil de imaginar o desespero dos moçambicanos ao assistirem à destruição dos campos de milho (a base da sua alimentação e que lhes daria comida para quatro meses) apenas duas semanas antes de poderem colher as maçarocas. Desespero que se torna tristemente irónico para quem viu a colheita anterior, em Junho passado, morrer por falta de água, quando a região atravessava uma seca profunda."
Recuso-me a afirmar, categoricamente, que Deus existe, ou que é assim ou assado...
Quem sou eu para dizer uma coisa dessas, perante cenários destes?
Ninguém!

2 comentários:

Frédéric disse...

...e engulo em seco:\

GK disse...

É nestas alturas que a malta conta a suas bênçãos...