terça-feira, março 13, 2007

Recordados?

Lembram-se de ter falado no Sr. José Trindade Leitão, sapateiro aqui em Elvas?
Foi o meu ponto de partida para uma série de trabalhos sobre profissões tradicionais.
O que aconteceu é que, sempre que ia para o ginásio, passava por um 'estaminé' onde estava o tal senhor, normalmente todas as noites, ainda a trabalhar, de volta do calçado.
Só a imagem era extraordinária.
E, claro, pensei logo que daria um bom trabalho.
No dia em que resolvi dar seguimento à ideia, o senhor não estava lá, no local de sempre.
Comecei então por outras profissões.
Depois, conforme aqui relatei, lá fiz o trabalho com o Sr. Leitão.
Que, na altura, me deixou com "o coração nas mãos", tamanha era a sua tristeza, naquele dia.

Pois é, agora, sempre que vou para o ginásio faço questão de o ir cumprimentar.
Paro e conversamos um bocadinho.
É de uma simplicidade e de uma gentileza enternecedoras!
Chama-me "miss simpática".
E lembra-me sempre de que estou à vontade, para o que precisar (no que toca a sapatos) e ontem já me falou também da nora, que trabalha numa óptica.
"- Quando precisar, é só dizer!"
Ah, segundo o próprio me disse, gosta muito das minhas visitas. :)
Também eu.
Fico de alma lavada!

5 comentários:

Anónimo disse...

Oh minha grande maluca... "Obrigado pela visita"??? Eu costumo dar sempre um saltinho pelo teu blogzito minha doida!... ;)
Sabes uma ideia que eu tive? Tens de começar a andar com uma máquina fotográfica e ir tirando fotos ao teu quotidiano para complementar os textos do blog sobre o teu dia-a-dia... O que achas? ;)

SoNosCredita disse...

ñ tenho máquina, babe!
;)

Andreia disse...

Já viste que sorte! É sempre bom ter amigos em vários ofícios;)

#1 disse...

Às vezes precisamos de entrar em contacto com outras realidades para compreendermos melhor a nossa. ;)

Anónimo disse...

A simplicidade autêntica envolve-nos numa paz de espírito, que trespassa para lá do contacto directo. É o que se passa comigo, cada vez que leio os teus posts sobre este senhor. Aliás, gosto do "Avô Zé" sem o conhecer.