quarta-feira, agosto 01, 2007

Longo caminho a percorrer

Ainda!


«A RTP não comenta» — E explicar? Explica?
01-08-2007
Segundo o DN, «a RTP não quis fazer qualquer comentário» ao facto de ter transmitido uma entrevista com o embaixador do Irão na qual a entrevistadora apareceu vestida como uma iraniana. Seja quem for «a RTP» que o "DN" contactou, é, certamente, alguém que não percebe que o estatuto de serviço público obriga a dar explicações aos cidadãos sobre comportamentos deste tipo.



Uma agência de nem todas as notícias
01-08-2007
O director de Informação da Lusa justificou a decisão de não permitir que a agência noticiasse uma greve planeada pelos seus jornalistas. À luz desse critério, se um dia metade do edifício da Lusa arder a outra metade não noticiará o sinistro.

7 comentários:

#1 disse...

Ela só mostrou a falta de respeito que tem por si própria...enfim...

C disse...

So eu é que acho normal ter-se vestido como iraniana? Se nao é normal, também nao acho nada do outro mundo...em Roma, sê romano...

C disse...

Ah, ok, foi em Lisboa, falhou-me esse "pormenor"...

mas continuo a não achar nada do outro mundo.

GK disse...

Para conseguir uma entrevista importante, às vezes é preciso jogar com a regras do adversário. Mas isso mesmo merecia ser explicado.
Quanto ao segundo caso... O que é que eu posso dizer? eu vejo esse tipo de censura todos os dias e em situações muito mais simples...
Já agora, expliquem-me por favor como é que os jornalistas podem ter ética se quiserem pôr um prato na mesa??! É que eu já não acredito no Pai Natal... Infelizmente...
Bj.

SoNosCredita disse...

eu ñ me referia ao facto de a Sra se ter vestido de iraniana ou de hyppie... referia-me à falta de explicações, só isso!

#1 disse...

GK said...

Para conseguir uma entrevista importante, às vezes é preciso jogar com a regras do adversário. Mas isso mesmo merecia ser explicado.

Re: Não foi feito qualquer tipo de imposição.
Aqui não está o facto de ela se ter vestido "de iraniana", a questão é que anda meio mundo a contestar a forma como as mulheres são tratadas nestes países do médio oriente, e esta "personagem" vai-se "mascarar" para entrevistar V.Exa..Isso sim, é que acho vergonhoso.

C disse...

Explicações? Essa é boa...o facto de se vestir de iraniana não significa nenhuma forma de subjugação...é a cultura deles, e o "traje" não tem nada que ver com a forma como as mulheres são tratadas! Para a maioria dos ocidentais, é difícil entender e acham q isso é vergonhoso ou diminui as mulheres...da mesma forma que eles acham q o modo como expomos o corpo é indecente e vergonhoso!

Resumindo e concluindo, ela pode vestir o que lhe apetecer e acho mesmo ridículo que os jornais percam tempo a "demandar" explicações...