quinta-feira, setembro 08, 2005

"Foi uma tristeza que me entrou de repente"

“A depressão é uma perturbação do humor que não deve ser confundida com sentimentos de alguma tristeza (o «estar em baixo» ou «desmoralizado»), geralmente reactivos a acontecimentos da vida, que passam com o tempo e que, geralmente, não impedem a pessoa de ter uma vida normal.”



“O choro não é a nossa primeira voz?” (pág. 112)
O Fio das Missangas, Mia Couto

Fiz, já, reportagem sobre este tema por saber o que é e por achar que (ainda) é um tabu na nossa sociedade.
As pessoas ñ compreendem!
Como ultrapassar?
Sem dúvida, procurar com quem falar. Mas falar mesmo, sobre o que se sente e ñ se sente, seja a que hora do dia ou da noite for. E por mais que custe: se ñ se tem esse hábito, há que mudar e urgentemente!Além disso, ocupar o dia. É essencial. Fazer de tudo para ñ haver tempo para chorar e para pensar naquilo que não se deve. É difícil. Mas é possível!

“A vida divide-se em duas partes. Dum lado estão as coisas que não dependem de nós, do outro, as que dependem de nós” (pág. 156)
Os Nós e os Laços, António Alçada Baptista

Sei que às vezes é necessário recorrer à medicação, uma vez que se sente que ñ se consegue de outra forma, porque existe o mal-estar físico, porque não se consegue dormir... A minha opinião é que se deve tentar só por si. São drogas muito fortes e que viciam o corpo e, por isso mesmo, pode depois ser muito complicado deixá-las!
O ideal é evitar.
Claro que há diferentes tipos de depressão, porque há diferentes causas.

“ (...) Sou a seta lançada em pleno espaço E tenho de cumprir o meu impulso, (...).” (pág. 24)
Cem Poemas de Sophia, Sophia de Mello Breyner Andresen

Mas a solução é sempre a mesma: bem-estar emocional. Deve ser essa a busca constante! E isso só é possível quando a pessoa gosta de si, acima de tudo. Porque quando isso acontece, quando é garantido, tudo o resto se resolve, com mais ou menos dificuldade.

“Até que certa manhã acordo, noto que estou a pensar em algo diferente e compreendo que o pior já passou. O coração está magoado, mas recupera, e consegue novamente ver a beleza da vida. Isto já aconteceu antes; isto voltará a acontecer, tenho a certeza.” (pág. 26)
O Zahír, Paulo Coelho

Venha quem vier, digam o que disserem, é fundamental que se tenha uma auto-estima bem cuidada, bem cultivada, por nós e por quem nos rodeia. Trabalho que se faz diariamente (de preferência desde sempre), nas mais pequenas coisas da vida, aproveitando os mais pequenos pormenores.É como em tudo!

“Que pensamento ridículo: muitas das pessoas com quem me cruzo têm também a alma em pedaços, e eu não sei porquê ou como estão a sofrer.” (pág. 23)
O Zahír, Paulo Coelho

Para quem está de fora, é tentar apoiar. Ouvindo e confortando!

“(...) o sofrimento nasce quando esperamos que os outros nos amem da maneira que imaginamos e não da maneira como o amor se deve manifestar – livre, sem controlo, guiando-nos com a sua força, impedindo-nos de parar.” (pág. 312)
O Zahír, Paulo Coelho

Porque a vida não espera por nós, há que tentar não desperdiçar o nosso precioso tempo. Senão, pelo menos recuperá-lo o mais rapidamente possível!

"Mais tarde será tarde e já é tarde. O tempo apaga tudo menos esse Longo indelével rasto Que o não-vivido deixa” (pág. 80)
Cem Poemas de Sophia, Sophia de Mello Breyner Andresen


"My world it moves so fast today
The past it seems so far away
And I squeeze it so tight, I can’t breathe
And every time I try to be
What someone has thought of me
So caught up, I wasn’t able to achieve
But deep in my heart the answer it was in me
And I made up my mind to find my own destiny."


The Miseducation Of Lauryn Hill

Sem comentários: