sábado, novembro 03, 2007

Sul - Viagens

"As ordens que levava não cumpri
E assim contando tudo quanto vi
Não sei se tudo errei ou descobri"




Há demasiado tempo que a leitura se arrastava...
O facto de não ser uma sequência, uma estória (mas várias), permitiram-me fazê-lo.
E hoje, lá consegui terminá-lo!

Para quem não sabe, Miguel Sousa Tavares é filho de Sophia de Mello Breyner Andresen.
"Uma das pessoas que me ensinou a viajar foi a minha mãe. Ensinou-mo com uma simples frase. A única vez que viajámos juntos, fomos a Roma. (...) Mas estávamos ali há demasiado tempo, era a primeira vez que vinha a Roma e tinha, logicamente, alguma pressa de seguir caminho e ir ver outras coisas. Sentindo a minha impaciência, a minha mãe disse-me: "Miguel, viajar é olhar." Até hoje, fiquei sempre cativo desta frase e do que ela implica e compromete o verdadeiro viajante. Tal como a minha mãe escreveu algures, só o olhar não mente, porque todo o real é verdadeiro. (...)"
Assim começa o livro.
E assim termina:
"O que mais deixei para trás, em cada viagem que fiz, foram os amigos que não voltei a ver. Amigos verdadeiros, instantâneos, instintivos, amigos do peito, para toda a vida. (...) Tudo é genuíno e generoso nesses encontros e, quanto maiores são as diferenças, mais evidente se torna o que é essencial nas relações entre as pessoas. (...)"

2 comentários:

GK disse...

Desteto-o como pessoa. Espero que ele sej mais agradável como escritor. Ainda não tive "coragem" para descobrir...

Bj.

Andreia disse...

Olá!

Espero que tenhas tido um bom domingo!