quarta-feira, dezembro 28, 2005

A chuva pasmada

Deixo-vos com algumas passagens do último livro que li de Mia Couto.

A escrita é simplesmente deliciosa!

"Ante o frio,
faz com o coração o contrário do que fazes com o corpo:
despe-o.
Quanto mais nu,
mais ele encontrará
o único agasalho possível
- um outro coração
(Conselho do avô)"

"A beleza, dizia, era uma gaiola que o avô inventara para ela ser pássaro. Um desses pássaros que canta mesmo em cativeiro. E o engano dessas aves é acreditar que o céu fica do lado de dentro da gaiola."

"Não era tristeza. Era um vazio. Os tristes têm um céu. Cinzento, mas céu. Os desesperados têm um deserto."

"A mulher tem seus tempos, como um fruto."

"Não tinha sido um simples quebrar da loiça. Havia algo mais profundo que estilhaçava no nosso lar."

"Pensava no nascimento da bezerra?"

"- A velhice não é uma idade, é uma decisão."

"Sentiremos sempre a saudade como um mar em que, em outra vida, nos tenhamos banhado."

"Com violência, ele me puxou pelas roupas. A mostrar que eu era coisa, não gente. A mostrar que ele era homem, não pai. A vergonha doía-me mais que as pancadas que se avizinhavam."

"Nele eu assistia à vida e seu destino: nascemos água, morremos terra."

"O meu desejo era sair, a minha pressa era desaparecer. Mas não tive tempo."

"Nada sucede de primeira vez, tudo é reedição de algo já sucedido."

"A vocês, homens, faz bem uma dor dessas. Vocês são fracos por falta de saber sofrer."

"Nunca diga que uma mulher foi sua. Essas coisas são para nós, mulheres, dizermos. Só nós sabemos de quem somos."

"E ali ficámos falando, como nunca havíamos conversado."

"Todo homem, afinal, está sempre saindo de um subterrâneo escuro. É por isso que tememos os bichos que vivem nas tocas: partilhamos com eles esse mundo feito de trevas, segredos murmurados por demónios em chamas.
O verdadeiro motivo de meu pai ter desistido era porque ele se pensava como o centro de si mesmo. Meu pai estava entupido de si próprio. Ele fora sufocado pelo seu umbigo.

A solução era sair de dentro de si, arregaçar as mangas e os braços, arregaçar a alma inteira e tomar a dianteira sobre o destino."

"Não é o morrer que é para sempre. O nascer é que é para sempre."

"Milagre é o coração começar sempre no peito de outra vida."

Sem comentários: