terça-feira, dezembro 06, 2005

Rumos

Como disse, na sexta-feira à noite fui ver o filme "Proof".

Adorei!
Tudo menos básico, se é que me faço entender.
Para quem não sabe, envolve muita Matemática (e matemáticos, claro - incluindo os protagonistas).

Fiquei logo com saudades dos meus tempos de escola, quando era a melhor a aluna ou uma das melhores. A essa disciplina, precisamente.
Adorava olhar para os exercícios, compreendê-los, resolvê-los...

Acho mesmo que muita gente a detesta, porque não a compreende.


Que pena ter-me perdido no secundário.
Creio que, em grande parte se deveu às (pseudo)professoras que apanhei. Enfim!

Penso sempre no que poderia ter sido, caso tudo tivesse corrido de outra forma.
Estaria certamente em algo relacionado com contas, números, fórmulas...

Mas também não teria descoberto a rádio e o jornalismo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi doida!

Apesar de não frequentar um curso directamente relacionado com a matemática, lido com ela praticamente todos os dias e acho que a matemática que damos quer no ciclo, quer no secundário é apenas a pontinha do iceberge da verdadeira e real beleza da matemática, é apenas o aprender do manuseamento de uma linguagem que nos permite revelar tudo o que rodeia o homem, até a sua própria natureza. Vi à uns tempos um documentário na 2: sobre a vida de Albert Einstein em que ele disse "A matemática é o verdadeiro caminho para a compreensão da mente de Deus" (ou algo do género). É impressionante como uma formula tão pequena e tão simples como E=mc^2 revolucionou completamente o mundo (para o bem e para o mal [bomba atómica]).
Já li criticas não muito boas em relação ao filme, mas como trata de um tema que eu gosto muito, sou capaz de o ir ver.
Tens é de ver o "Uma vida inacabada" com o Robert Redford, Morgan Freeman e a Jennifer Lopes (vá lá, um filme em que ela soube representar). Fui ver ontem e achei muito bom...

Jokas