segunda-feira, dezembro 12, 2005

O meu orgulho (1)

BENFICA! Sabe tão bem dizer...


Já vem com algum atraso, mas depois do jogo (na passada quarta-feira) com o Manchester United, para a Liga dos Campeões, este post faz todo o sentido.

A águia voltou a voar mais alto!

Terminei de ler, por estes dias, o "Ser Benfiquista": uma compilação de 100 textos de 100 benfiquistas (conhecidos no panorama nacional), a propósito do centenário do clube.

Inspirada pela força encarnada, resolvi colocar aqui alguns excertos... frases, parágrafos, diálogos... que reacendem a chama imensa.

Para os benfiquistas, espero que gostem e que se revejam, de alguma forma.
Para os não (ou anti) benfiquistas, espero que - ao menos uma vez - saibam reconhecer a transcendência que envolve o Glorioso.


"Talvez não valha mesmo a pena tentar perceber por que sou do Benfica. Sou e chega. Sou seu amante, até ao tutano da minha alma. E, como bom amante clubista, em regime de monogamia absoluta." António Bagão Félix

"Umas vezes a sofrer, outras vezes a gritar a palavra mágica, aquela que não revela tudo, mas tudo dita, a levar as mãos à cabeça, a virar as costas ao jogo, a saltar de repente, a levantar os braços, a fechar momentaneamente os olhos, abrir os braços e as mãos... um não-acabar de movimentos quase coreográficos a que este clube que dá pelo nome que tão BEM lhe FICA - BENFICA - me tem levado!!!" Paulo Pires

"Contactar com a realidade que é o futebol e não me posicionar de um dos lados em confronto é, desde logo, tornar aquela bonita realidade insignificante. No meu caso descobri que o lugar mais capaz é o do Benfica porque, perante ele, todos apuram e proclamam o seu real valor, normalmente momentâneo, se é vencedor. Como eu compreendo a alegria dos outros clubes quando ganham ao meu Benfica!" José Luís Borga

"Vem esta confissão a propósito da tragédia que se abateu sobre o meu clube. Um dia, um tal Paulo de Assunção, médio do Palmeiras transferido para o Porto e que a história não recorda, comentou: 'Benfica? Sim, já ouvi falar. Dizem que é o maior rival do FC Porto'. Fiquei de morrer. Estive para adoecer, faltar ao trabalho, bater nos filhos, eu sei lá. Fora ferido no mais íntimo dos meus pequenos orgulhos. Estive para perder as maneiras, ou seja, as estribeiras. Aquilo doeu porque era verdade." Miguel Portas

"(...) o Benfica... e Eusébio.
Só os que, na referida década de 60, tinham o privilégio, ou enfrentavam a dificuldade, de atravessar as fronteiras de outros países, o que equivalia, nalguns casos, quase literalmente, a 'rasgar cortinas... de ferro', poderão fazer ideia aproximada das portas que esses dois nomes abriam, dos sorrisos de boas-vindas que acendiam em rostos severos e fechados, das pequenas cumplicidades que desencadeavam entre os cidadãos e as autoridades de tais países." Alfredo Farinha

"Em minha casa não se vai ao futebol - vai-se ao Benfica!" Francisco Penim

"E até porque sou do tempo em que não se perguntava: 'Ganhámos?', mas sim, 'Ganhámos por quantos?', fui enchendo de troféus a minha paixão secreta, glorificando sem macular." Henrique Garcia

"Durante toda a minha infância e juventude, Porto foi sempre e tão-somente o nome da segunda cidade mais importante do país!
Neste contexto, ser do Benfica sempre me foi apresentado como uma espécie de 'estado natural', uma causa nobre que até decerto o 'bom selvagem' do Rousseau teria abraçado se no século XVIII a magnífica criatura já tivesse existência (...)." António Vitorino

"Em Belém, bairro popular de Lisboa, nasceu o Benfica. Em Belém, terra palestiniana, nasceu Jesus. Penso que há coisas que não acontecem por acaso. Penso também que, embora estes dois 'Beléns' estejam tão distantes um do outro no espaço geográfico, o Benfica nasceu abençoado." Henrique Viana

"A vida dizem que é um estádio, que ora se enche, ora se esvazia de gente. E o Benfica somos nós." João de Melo

"E muito embora não tenha visto o maior Benfica (nunca vi jogar Eusébio, Coluna, José Augusto, José Águas, José Torres, etc...), acho que, como todos os benfiquistas, acabo por herdar todo esse património de vitórias, de que me orgulho como se as tivesse testemunhado." Pedro Ribeiro

"(...) acredito num Benfica agradecido aos pioneiros, mas onde o culto do passado seja apenas adubo do futuro." Sílvio Rui Cervan

"Era um médico doente... pelo Benfica, e fazia questão de contaminar os outros com essa doença. Eu fiquei, sem cura, até hoje." Rui Nabeiro

"No dia 28 de Fevereiro de 1904, um home chamado Cosme Damião fundou, com um grupo de amigos, numa modesta farmácia de Belém, o clube que hoje conhecemos por Sport Lisboa e Benfica." Ricardo Araújo Pereira


"Fiquei atónito, estupefacto. Ali, num local medieval, num país em que a chegada ao poder dos 'taliban' tinha proibido coisas tão banais como ouvir música, escutar rádio, ver televisão ou jogar futebol, este home de cabelo sujo e ar esquálido conhecia o Benfica." Pedro Pinto

"Nos últimos anos, o Benfica não alcançou os triunfos e títulos a que habituou a sua massa associativa. Tal não lhe retira o brilho e grandeza. Sabemos que por vezes as águias podem voar mais baixo do que as galinhas, mas as galinhas nunca voarão tão alto como as águias." Ricardo Cardoso

"E assim nasceu aquele impulso colectivo que criou o desaparecido Estádio da Luz, essa 'Catedral' das páginas mais bonitas que já se escreveram no futebol português." Joaquim Letria

"E lembro-me do homem que ia à nossa frente.
Era completamente anónimo, sem nenhum sinal distintivo que o destacasse das hordas dos fiéis em marcha. Estava frio. Ele tinha um blusão grosso apertado abaixo da cintura. Ia ao lado de outro homem igualmente inidentificável, e falavam os dois em voz baixa um com o outro, ainda mansos, expectantes, coo todos nós.
De repente, o atalho desembocou num grande espaço aberto.
Dali de onde estávamos, via-se a 'Segunda Circular'. E, do outro lado, via-se todo o estádio. Iluminado. Enorme.
O homem caiu de joelhos. Abriu os braços. E gritou, num grito que ecoou como um raio de luz pela noite do caminho:'Glorioso!'" Clara Pinto Correia

Sem comentários: