quinta-feira, abril 13, 2006

"Você na Tv"

Programa da manhã, na TVI.
(Confesso que, de vez em quando, dou uma espreitadela.)
Tem uma rubrica, diária, onde (ñ sei se diariamente) é discutido um tema, sempre diferente.
Há sempre um/a profissional qualificado para falar do assunto. Há sempre convidados, ‘actores’ da novela “Morangos com açúcar”. E há sempre telefonemas de telespectadores.

O tema de ontem foi “Estou grávida... E agora?!” (gravidez na adolescência).

Houve um telefonema que me impressionou:

Uma mulher de 20 anos, que ligou para lá, com três filhos (tidos aos 13, 15 e 18 anos). Todos do mesmo homem, do mesmo pai.
Conheceu-o aos 12, ele tinha 19.
Ela vivia em Lisboa, ele foi para lá viver, para estar perto dela.
Ela confessou que, na altura, nem sabia bem o que estava a fazer.
Acabou por engravidar.
Ficaram juntos.
Mais tarde, ele quis tentar ter um filho (do sexo masculino).
Por sorte, ela lá teve um ‘filho homem’.
Continuaram juntos.
Depois ela ainda engravidou uma terceira vez.
Mas, nessa altura, decidiu separar-se dele.
Era vítima de violência doméstica.
Agora, tem os filhos a viver com os pais, em Lisboa.
Ela está em Zurique, sozinha.
Trabalha e ganha à volta de 100 contos.
Envia todo o dinheiro (que é muito pouco) para Portugal.

E não tem qualquer apoio.

Por mais que viva, há coisas que nunca vão deixar de me chocar, de me impressionar, de me repugnar, de me revoltar!

2 comentários:

Maria Papoila!!! disse...

engraçado falares nesse programa,quando tou em minha casa(dos meus pais) vejo-o sempre, e até por graça costumo dizer aos meus amigos quando tão de mal com a vida"se achas que a tua vida é uma desgraça,experimenta a ver o xô manel luis goucha e vais ver o que são desgraças!", a mim tb me choca bastante,há uns tempos vi uma miuda de 12 anos que tinha engravidado porque se enganou a tomar a pilula,agora digam-me que mae vai com a filha ao médico pa receitar a pilula com 12 anos pk sabe que ela namora,e fica descansada da vida!Como é que isto é possivel,com 12 anos brinca-se com bonecas,não com sexo!!

vera disse...

se é coisa que me espanta é como é que ainda existem situações destas.crianças de 13,15 nunca poderão querer ter filhos,no maximo um irmão, alguem com quem brincar aos pais e aos filhos,alguem que as faça sentir um pouco menos crianças.
depois acontecem os casos de abandono, situações de pobreza extrema que nos chocam a todos