quinta-feira, julho 20, 2006

Do lado de lá

"O par ideal

Existem, sim, pessoas que são feitas umas para as outras. O velho cliché romântico é verdade, a coisa é melhor organizada do que se pensa. Pares ideais são postos no mundo para se integrarem e se reproduzirem. Ou não, se forem do mesmo sexo. Só tem uma coisa: como acontece no comércio de livros e discos, o problema está na distribuição. Aí falha a organização e os pares ideais se dispersam ao serem criados, uma parte vai para um lado e a outra vai para outro, às vezes longe. Na maioria dos casos, elas nem se encontram. O cálculo é que no máximo vinte por cento dos pares ideais chegam a se encontrar e se integrar. Os outros nunca conhecem as pessoas feitas só para eles. Podem encontrar um par adequado e serem felizes, como foi o nosso caso, querida, mas sempre haverá aquela sensação de que, em algum lugar, talvez na China, existe o seu par certo, o par que a Natureza reservou para ele ou ela. Mas quem poderia saber? Era pior na Antiguidade, quando as pessoas viajavam menos e a comunicação entre os lugares era precária. A pessoa estava condenada a escolher um par da sua vizinhança, da sua vila, da sua paróquia, e a probabilidade de ser o par ideal era remota. Isto quando não eram os pais que escolhiam os pares para os filhos, o que diminuía ainda mais as chances de acertarem. Hoje se pode procurar pelo mundo todo o nosso par designado. O contacto entre grupos humanos, a globalização, até os cursos de línguas e os programas de intercâmbio cultural aumentaram a possibilidade de se localizar a pessoa que nos completará, que estava destinada a nós. (...) Mas o que eu quero dizer é que, mesmo com todos os recursos modernos, continua muito difícil encontrar a pessoa feita só para você. Você pode viajar pelo mundo todo procurando-a, pode botar anúncios no jornal, pode contratar detectives para achá-la, sem sucesso, e todo esse tempo a pessoa feita especificamente para você pode morar no seu bairro, sentar ao seu lado no cinema ou cruzar por você na rua todos os dias, sem que você se dê conta. (...)"

Luís Fernando Veríssimo
(in Revista Actual, suplemento do Expresso nº 1748, de 29 de Abril de 2006)

4 comentários:

Anónimo disse...

Conheci em tempos uma rapariga de cultura indiana, cuja expressão que utilizava para este fenómeno era:"Cada pé tem a sua meia!". Achei super curioso! Como para se dizer o mesmo, se utilizem expressões tão diferentes, tendo sempre por base as realidades sociais.
De qualquer forma, não poderia concordar mais. Apesar de me considerar uma pessoa muito prática, faço parte desse grupo de românticos, que acreditam na cara metade. Mas acredito, também, tal como o autor, que por vezes nos acomodamos a uma pessoa, na ilusão de ser "a meia para o nosso pé", não tendo tanta certeza da fiabilidade dessa ilusão.
No finalzinho, o que importa mesmo é sermos FELIZES! E isso, só depende de nós e nunca da presença de alguém, algo, local, whatever.

Beijokinhas enormes para ti, lindinha

GK disse...

Eu acredito que existem almas gémeas, sim. Mas o significado desta expressão não é o tradicional sinónimo romântico. As pessoas pensam que a sua alma gémea tem de ser um(a) namorado(a), quando, às vezes, é a mãe, o melhor amigo ou ninguém que esteja neste mundo. Quando ainda não encontrámos a alma gémea, temos um eterno sentimento de vazio. Exigimos coisas das outras almas que elas não podem dar... A isso chama-se solidão.

#1 disse...

Sou sincero, para mim, não existem almas gémas, isso é apenas uma desculpa que as pessoas criaram para não se esforçarem para que as relações dêm certo..é muito mais fácil dizer: "Ah, que se lixe, ela não é a minha alma gémea, senão não estaríamos em contradição" do que o tentar e e voltar a tentar dar a volta à situação para lutar por esse amor que existe, sob o pretexto de serem almas gémeas ou não.

vera disse...

"toda a vida do homem sobre a face da Terra se resume a isso-procurar a sua outra parte" (paulo coelho)
Não se se ela existe realmente, mas a verdade é que todos a procuramos e é ixo que por vezes nos faz acreditar no impossivel...
bjinhux