terça-feira, julho 11, 2006

Jornada

Hoje tive um dia cheio!

Já não me lembrava que uma viagem breve e pontual podia fazer tão bem...

Uma vez mais, fui até Lisboa.
Apanhei o Alfa das 12:20h.
Fiquei num lugar junto à janela e não tinha ninguém ao meu lado (o que é sempre bom, sempre se vai mais à vontade).
Só que, a uma determinada altura da viagem, vejo um senhor a vir pelo corredor fora... e a sentar-se mesmo ali, no banco ao lado.
Pensei cá para mim, "era só o que me faltava!".
Ainda me perguntou se queria ver a revista que ele trazia. Apenas respondi que não com a cabeça.
Depois disso, lá se recostou e dormiu (ou dormitou).
Ok.
Passada a estação de Santarém, o senhor lá acordou...
"- A menina, o que é que estuda?"
E pronto.
A partir dali, instalou-se o diálogo.
Devo dizer que, a princípio, estava um pouco reticente.
O que é perfeitamente natural: afinal de contas, não sabia 'qual era a dele'!
Mas à medida que a conversa foi fluindo, deu para perceber que era um senhor - apenas -, simpático e observador, que (ao que parece) aproveita as viagens de comboio para fazer amigos.
E hoje fez mais uma!

Depois disso, chegámos a Sta. Apolónia às 14:25h.
O senhor, como ia para a Av. da Liberdade, fez o favor de me dar boleia (no táxi) até ao Cais do Sodré.
Despedimo-nos.
E eu fui à minha vida.

Fartei-me de andar.
A pé e de transportes.
(Normalmente, quando tenho de o fazer assim, acabo por ir a 'mandar vir' sozinha, por ter sempre de andar sozinha e de transportes e assim... Mas hoje até vi umas caras conhecidas na mesma situação, o que acabou por me ajudar a não me sentir tão 'martirizada'!)

Na volta, já não fui pelo Cais do Sodré.
Apanhei comboio em Alcântara-Terra, directamente para o Oriente.
Aí sim, pude descansar um pouco e comer!
(Um aparte: prestes a entrar no comboio, dei de caras com o José Fidalgo! Uuhhh!)
O mais engraçado disto tudo, é que voltei a vir no mesmo comboio que o tal senhor.
É verdade!

Incrível, como uma pessoa que conhecemos apenas por momentos nos pode conhecer tão bem.
Enquanto falou comigo, o Sr. David (é assim que se chama) conseguiu dizer coisas sobre mim que muita gente, que convive comigo de perto, não vê, não percebe, não conhece.
No regresso, só o procurei quando já estava perto de chegar a Coimbra, para me poder despedir em condições.
Lá o encontrei, com uma nova amiga! ;) Sabe esolher!
Mas não retiro o que disse, nem o conforto que senti com as palavras dele.
Alguém que não me é nada, que não me conhece de lado nenhum, fez-me sentir como há algum tempo não me faziam sentir e como pessoas tão próximas não fazem sentir, de todo: Especial!

Hoje ganhei um amigo, com idade algures entre o meu pai e o meu avô. :)

6 comentários:

Anónimo disse...

Esses dias assim enchem-nos o coração :)
Ainda bem que tudo isso aconteceu e que acabaste o dia com um grande sorriso! Foi um dia cheio de bons encontros ;)

Bjins*

BAd disse...

COm pessoas que não conhecemos é sempre muito mais fácil conversar, poruqe sabemos à priori que não têm uma noção sobre nós e o nosso passado.
Vivam os Sr.s David's deste mundo.
Um sorrisinho a quem te fez sentir bem. :)
Beijinhos

Anónimo disse...

É sempre bom... usufruirmos de uma boa companhia numa viagem de comboio... sempre chatas... aborrecidas, quando feitas sózinhas.
Beijo terno.

Lolita disse...

Gostava de ter a tua coragem e fazer uma viagem asseim... mas quando chego a casa só encontro vazio!

stela disse...

Valeu a pena o dia! Ainda existem pessoas assim, que conseguem sem nos conhecer, fazer-nos sentir especiais, ao contrário de outras que tão bem nos conhecem e fazem questão de nos fazer passar a ideia de que somos mais um!
Há dias que valem a pena!
bjs

GK disse...

Como te disse, eu acredito que as pessoas surgem na nossa vida para nos trazer as resposta que procuramos. Nós é que, muitas vezes, não estamos disponíveis para as escutar...

(Alguém já leu "Profecia Celestina, de James Redfield?... Recomendo vivamente...)

Bj.