domingo, janeiro 08, 2006

Prendinhas

Gostei de todas as minhas prendas de Natal.
Mas claro que havia aquelas pelas quais mais ansiava...

Um CD: "Ao Vivo" dos Clã.

Cinco livros: "A Chuva Pasmada" de Mia Couto (que já li), "A Alma do Mundo" de Susanna Tamaro (que estou a ler), "Não me contes o fim" de Rita Ferro, "As Intermitências da Morte" de José Saramago e, last but not least, "Livro do Desassossego" de Fernando Pessoa (o mais aguardado!).

Quanto ao livro de Mia Couto, já falei.
O de Susanna Tamaro ainda estou a ler. Gosto. Um pouco pesado, no sentido de que é muito de reflexão existencial e assim...

De qualquer forma, vou aqui deixar aquelas frases que, normalmente, vêm no início dos livros (neste caso, dos livros que referi atrás)... geralmente citações de outros autores...


"Não te admires por eu dizer: deveis nascer de novo. O vento sopra onde quer: e tu ouves a sua voz, mas não sabes deonde vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que nasceu do Espírito. (S. João 3, 1-9)"
A Alma do Mundo

Identifico-me mais com a primeira frase. Porque às vezes é o que sinto, que talvez devesse nascer de novo. Outras vezes, a sensação é a de que não pertenço a esta época.


"Tentei ser normal, mas não consegui. (David Byrne)"
Não me contes o fim

Mal recebi este livro, reparei logo na frase.
Escusado será dizer que me li nela, de imediato.


"Saberemos cada vez menos o que é um ser humano. (Livro das Previsões)"
As Intermitências da Morte

Já divaguei um pouco sobre isto. Concordo.


"Pasmo sempre quando acabo qualquer coisa. Pasmo e desolo-me. O meu instinto de perfeição deveria inibir-me de acabar; deveria inibir-me até de dar começo. Mas distraio-me e faço. O que consigo é um produto, em mim, não de uma aplicação de vontade, mas de uma cedência dela. Começo porque não tenho força para pensar; acabo porque não tenho alma para suspender. Este livro é a minha cobardia. (- Trecho 152)"
Livro do Desassossego

Génio?! Palavra que talvez não consiga abranger e caracterizar Pessoa.
Não vejo a hora de começar a lê-lo.
Quando isso acontecer, vou partilhando... vou deixando aqui algumas passagens... que vão ser muitas, certamente!

Sem comentários: